Londrina recebe antena 5G e inicia testes da tecnologia

Tecnologia irá permitir a realização de consulta veterinária digitalizada, sistemas embarcados em máquinas agrícolas, internet das coisas para a tomada de decisões e centro de soluções com conexões entre máquinas

12/08/2021 às 18:35 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Governo federal lançou nesta quinta-feira (12), uma antena 5G no espaço de Vitrine de Tecnologias, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Londrina (PR). Com a tecnologia, será possível a realização de consulta veterinária digitalizada, sistemas embarcados em máquinas agrícolas, internet das coisas para a tomada de decisões e centro de soluções com conexões entre máquinas.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, destacou o potencial da região para a conectividade.

“Isso vai revolucionar o agro brasileiro, principalmente porque o Brasil é um país continental. Vamos poder democratizar a tecnologia e a inovação para todos os estados brasileiros. Essa é só uma pontinha e o leilão trará o Brasil para estar à frente desta tecnologia”, destacou a ministra, lembrando a importância do Paraná para o agro brasileiro.

Ela ressalta que o impacto para os pequenos agricultores será expressivo. “Eles vão poder receber essa tecnologia com assistência técnica. Isso vai aumentar a produtividade e a renda no campo, não só para os grandes, mas também para os pequenos produtores. É a democratização da tecnologia que chegará rapidamente aos pequenos produtores”.

Serão instaladas antenas de conexão 5G como pilotos para o leilão da tecnologia, que será realizado neste ano.

Em Rondonópolis (MT), na área do Instituto Mato-Grossense de Algodão (IMAmt), e em Sorocaba (SP), na área do Centro Universitário Facens, tiveram instalações e testes das antenas 5G.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que na próxima quarta-feira (18), o Tribunal de Contas da União (TCU) deve votar o edital do leilão de 5G.

"Dando certo, volta para a Anatel e depois de sete dias publica o edital. Em 30 dias, teremos o leilão de 5G e tenho certeza que todas as empresas vão correr para o agronegócio, porque todas estão prontas para atender o agro brasileiro", disse. Segundo ele, até junho de 2022 todas as capitais terão acesso ao 5G.

O presidente da Embrapa, Celso Moretti, evidenciou a importância do agro brasileiro para a produção de alimentos para o Brasil e o mundo.

“A agricultura digital faz parte dessa realidade, os produtores hoje já usam drones, sensores, internet das coisas, inteligência artificial. Essas novas tecnologias mostradas hoje irão viabilizar maior produtividade e sustentabilidade do agro brasileiro”.

 

Com informações Ministério da Agricultura. 


Últimas Notícias