Para garantir seguro, produtores aceleram colheita de milho afetado por geada e estiagem

Produtores estão preocupados com a redução da colheita de milho devido às mudanças climáticas no MS

12/08/2021 às 12:19 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os produtores rurais do Mato Grosso do Sul aceleraram a colheita de milho atingidos pelas geadas e estiagem, com o intuito de entregar safras vendidas e diminuir as perdas, ou em casos irreversíveis, acionar o seguro junto ao banco.

Segundo boletim 419 do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga/MS) já foi colhido 20,1% da 2ª safra 2020/2021 de milho.

A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) tem mantido a projeção do espaço plantado para a 2ª safra do milho, com aumento de 5,7% sobre a anterior, apesar das mudanças  climáticas e do lento ritmo de colheita.

Nas cidades de Campo Grande (MS) e Rio Brilhante (MS), foram colhidos 27,5% da produção, enquanto na região Sul, detentora das maiores plantações de Mato Grosso do Sul, foram colhidos 13,2% da safra.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semagro, os produtores estão preocupados com as entregas e o abastecimento do milho no Brasil.

“Temos situações extremamente críticas, mostrando praticamente a perda total em algumas lavouras por conta das geadas e da estiagem. Continuamos estimando em torno de 6,2 milhões de toneladas e estamos articulando com o Banco do Brasil a questão dos seguros. Aqueles produtores que têm o Seguro Safra já estão acionando”, pontua ele.


Com informações Semagro / Foto de capa:Tony Oliveira


Últimas Notícias