Paraná acende alerta para incêndios devido seca e geada

Segundo o Corpo de Bombeiros houve 3.650 incêndios nas regiões rurais

11/08/2021 às 15:30 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

No Paraná os períodos mais secos do ano são em agosto e setembro. As fortes geadas em diversas regiões do país e o baixo nível de chuvas desde 2018, auxiliam na abundância de materiais secos, causadores de incêndio. O sinal de alerta para o fogo descontrolado em espaços rurais, evita prejuízos ao produtor, à vida animal e aos moradores residentes pelo território paranaense.

Segundo o Corpo de Bombeiros (PR), houve 3.650 incêndios nas regiões rurais de janeiro a junho em 2021,  apuração inferior em relação ao mesmo período de 2020, onde foram notificados 4.791 casos, mas a atenção ainda existe e está direcionada para os próximos meses.

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Rafael Lorenzetto, afirma que um dos principais locais de alerta pelos produtores é em espaços próximos a rodovias. Além disso ele, enfatiza que é essencial evitar ao máximo usar o fogo como técnica de controle nas lavouras.

Orientações

As estruturas das fazendas e aos arredores das rodovias, devem permanecer sempre limpas, sem grandes volumes de mato. Em locais com grande proporção de incêndio é difícil acabar com o fogo. De acordo com ele, fazer com que o fogo limite-se a espaços sem animais, veículos, insumos e residenciais é a prioridade dos bombeiros.

“A orientação é não deixar a vegetação crescer muito perto de prédios, casas ou outras estruturas, para evitar que sejam afetadas pelo fogo em casos de emergência”, explica.

Serviço

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Paraná, orienta que em caso de incêndio, as pessoas devem acionar o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

Com informações da SENAR- PR. 


Últimas Notícias