Comissão Geral debate desafios da Agricultura Familiar

Solicitação para o evento foi realizada pelo deputado Heitor Schuch (PSB-RS)

11/08/2021 às 12:30 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Comissão Geral debate os desafios da agricultura familiar, nesta quarta-feira (11), no Plenário da Câmara dos Deputados. A solicitação para o evento foi realizada pelo deputado Heitor Schuch (PSB-RS), de acordo com ele, a agricultura familiar tem um papel fundamental para a geração de emprego e renda das pequenas famílias, além de por alimento na mesa da população.

“Mesmo sendo responsável por mais de 70% da produção de alimentos no Brasil, numa conjuntura econômica desfavorável, o agricultor familiar está ameaçado por uma reforma da Previdência Social que pode restringir seus direitos como segurado especial”, afirmou.

De acordo com o deputado, da Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar a agricultura familiar era responsável em 2014 por, 83% da produção de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo e 14% da soja. Além destes a produção de leite, aves, suínos e bovinos também integram grande parte a cultura familiar.

Foram convidados para participar do evento, representantes da agricultura, pecuária, abastecimento, veterinária e de cooperativas da agricultura familiar, sendo eles:

  • Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina;

  • Presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Vanderley Ziger;

  • Agricultora familiar Vânia Marques Pinto, secretária de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e educadora popular da Escola Nacional de Formação da CONTAG (Enfoc);

  • Médico veterinário e ex-deputado federal Cesar Hanna Halum, secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e apresentador do Mundo Agro; dentre outros.

 

Com informações Agência Câmara de Notícias. 


Últimas Notícias