PRF apreende carga de arroz transportada junto com defensivos agrícola

Parte da carga do caminhão estava desacompanhada de documentos fiscais e também foram encontrados pneus contrabandeados

09/08/2021 às 15:05 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) uma apreendeu carga de arroz transportada junto com agrotóxicos e sem os respectivos documentos fiscais válidos. A ocorrência foi registrada na manhã de domingo (08) no km 663 da BR 153, município de Gurupi (TO).

O veículo foi abordado quando a equipe realizava ronda e percebeu a carga do veículo excedia os limites laterais do caminhão, fato proibido pela legislação em razão dos riscos do derramamento da carga. Ao ser abordado e questionado sobre o que estava sendo transportado, o condutor apresentou alguns documentos fiscais informando o transporte de pneus, arroz, madeira e implementos agrícolas.

Ao abrir a lona do veículo, a equipe da PRF identificou diversos pneus sendo transportados, declarado em notas um total de 239 dos mais diversos tamanhos. Parte dos pneus apresentava indícios de importação ilegal, nos termos da legislação nacional.

Durante a verificação aprofundada, a equipe identificou algumas sacarias com arroz em casca logo abaixo dos pneus. Removida parte da carga, a equipe encontrou caixas de defensivo agrícola ocultadas entre as sacarias de arroz – o condutor não havia informado sobre esses produtos. Importante destacar que é proibido o transporte de alimento (no caso arroz) junto com agrotóxicos, em razão do risco de contaminação.

Foram encontrados 365 kg de defensivos misturados a carga de 12 toneladas de arroz.

O condutor informou que acompanhou o carregamento de todos os produtos e que tinha esquecido que tinha carregado os agrotóxicos.

Ele alegou também, que toda a carga tinha como destino o Maranhão, e disse que o arroz é do mesmo proprietário do defensivo. O motorista reiterou que não tinha informações sobre as notas dos implementos agrícolas.

O condutor foi enquadrado nos crimes de transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal; contrabando; produzir, comercializar, transportar, ter em depósito produto ou substância tóxica e crime contra as relações de consumo.

A ocorrência foi encaminhada para Polícia Civil, ADAPEC, Vigilância Sanitária, Ministério da Agricultura, Receita Estadual e Receita Federal e Ministério Público do Tocantins. 

O veículo e as cargas foram apreendidos.

 

Com informações e foto de capa: PRF/TO


Últimas Notícias