Exportação de farelo de soja é a maior desde 2004

Brasil exportou 1,987 milhão de toneladas do derivado em julho

09/08/2021 às 14:49 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

As exportações nacionais de farelo de soja atingiram em julho o maior volume em 17 anos, e a demanda externa pelo farelo brasileiro voltou a se aquecer. Esse cenário resultou em aumento nos prêmios de exportação, diminuição da oferta de grandes lotes por parte das indústrias no spot nacional e avanço nos preços internos do farelo. 

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em julho, o Brasil exportou 1,987 milhão de toneladas do derivado, a maior quantidade desde 2004, quando as vendas externas somaram mais de dois milhões de toneladas.

Já os preços do óleo de soja voltaram a ceder nos últimos dias. Segundo pesquisadores do Cepea, embora a demanda doméstica para a produção de biodiesel siga aquecida, as indústrias de alimentos estão cautelosas nas aquisições, aguardando preços menores. Além disso, a demanda externa também se enfraqueceu.

Para a soja em grão, os valores apresentaram comportamentos distintos durante a última semana. Os baixos estoques da safra 20/21, a valorização do dólar frente ao Real e a elevação dos prêmios resultaram em altas nos preços em alguns dias.

Por outro lado, atentos ao bom andamento das lavouras norte-americanas, parte dos produtores elevou a oferta de soja no spot nacional, aumentando a liquidez, especialmente para exportação, e pressionando os valores em alguns momentos.

Com informações Cepea 


Últimas Notícias