PF deflagra segunda fase da Operação Terra Envenenada

Ação busca inibir o ingresso e comercialização de agrotóxicos importados ilegalmente em MT, MS, SP E PR

04/08/2021 às 15:43 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Polícia Federal deflagrou desta quarta-feira (4), a segunda fase da Operação Terra Envenenada, nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. A ação ocorre em combate ao ingresso, transporte e comercialização de agrotóxicos ilegalmente importados mediante uma rede criminosa formada a partir do Paraguai e China até o norte de MT.

A Justiça Federal expediu 15 Mandados de Busca e Apreensão e 10 Mandados de Prisão, cumpridos nas cidades de Sinop, Sorriso, Feliz Natal, no Estado de Mato Grosso, além de São Paulo (SP), Campo Grande (MS) e Terra Roxa (PR).

A investigação surgiu após análise do material e depoimentos obtidos na primeira fase da operação, quando a organização criminosa foi desmantelada e apreendida mais de uma tonelada de agroquímicos contrabandeados ou adulterados.

Os agentes intensificaram as investigações e constatou grandes grupos fornecedores regionais e nacionais. Documentos, materiais e armas irregulares foram apreendidos.

Os investigados irão responder por comercialização e transporte de agroquímicos de uso proscrito (artigo 15 da Lei n° 7.802/89), constituição de organização criminosa (artigo 2° da Lei n° 12.850/2013) e lavagem de dinheiro. As penas variam de 2 (dois) a 10 (dez) anos de reclusão.

 

Com informações Polícia Federal


Últimas Notícias