Fiscalização da Polícia Militar Ambiental encontrou uma área de palhada de cana-de-açúcar queimada. Foto por Divulgação Polícia Militar Ambiental MS
Uma empresa sucroenergética em Rio Brilhante (MS) foi autuada por incêndio, na última terça-feira (03), por Policiais Militares Ambientais. Os agentes chegaram até o local durante trabalho na operação Prolepse, de prevenção e repressão aos incêndios, quando encontraram uma área de palhada de cana-de-açúcar queimando, cujo incêndio entrou também em áreas protegidas de reserva legal da propriedade e de preservação permanente (APPs), ambas protegidas por Lei.
De acordo com a PMA, a empresa foi autuada administrativamente em R$ 2.554.000,00 (dois milhões quinhentos e cinquenta e quatro mil reais).
Com uso de drones e GPS, os policiais realizaram levantamento após o controle do fogo. Foi verificado que o incêndio começou em área de palha da cana já colhida, que adentrou à reserva legal da propriedade, em área de preservação permanente várzeas (APPs), além de uma lavoura de milho e área de canavial.
Os responsáveis poderão responder por crime culposo de provocar incêndio em mata ou floresta, com pena de seis meses a um ano de detenção.
Foto de capa por Divulgação Polícia Militar Ambiental MS