Tempo seco e pouca chuva aumentam o risco de incêndio

Após a última semana de tempo gelado, o que vai predominar pelos próximos dias é o tempo firme e as temperaturas em elevação

04/08/2021 às 05:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os incêndios florestais são comuns a essa época do ano, por conta da redução natural do número de chuvas durante o inverno. Mas como os últimos meses também foram marcados pelo tempo firme, diversas regiões do país vem recebendo aumento no número de queimadas se comparado ao ano passado. No Cerrado, já foram notificados quase 17 mil focos de incêndio, o que representa 43% de todos os registros no país. A Floresta Amazônica também tem sofrido com as queimadas, representado 30,4% dos focos neste ano. 

O Pantanal, que sofreu bastante no ano passado com perda de vegetação e animais silvestres, resgistrou o menor valor para o período nos últimos 3 anos, com apenas 800 focos. Mas em contrapartida a essa redução, a Caatinga vivencia um aumento histórico, com 165% de casos a mais que no ano passado. São 2 mil focos em 2021, contra 800 em 2020. 

A previsão do tempo para esta quarta-feira (04), reflete o grande contraste que predomina no clima brasileiro. Em toda região Centro-Oeste, sul da região nortista e interior nordestino, o tempo vai ficar firme com temperaturas em elevação. Já em relação a chuva há previsão para o avanço de umidade vinda do oceano que mantém o céu nublado com chuviscos no litoral paulista e chuva mais expressiva entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. 

As precipitações também devem continuar nesta quarta (04), em toda a costa leste do Nordeste, com os maiores acumulados concentrados nos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco, além das áreas entre o Ceará e o Maranhão. As trovoadas também devem atingir boa parte da região Norte, com destque para os estados do Pará, Amazonas, Roraima e Amapá. 

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (04).

Foto de capa: Semagro


Últimas Notícias