Governo de MG realiza força tarefa para ajudar pequenos produtores afetados por geadas

“Decidimos isentar a cobrança pela elaboração desses laudos para os agricultores familiares, para auxiliar na superação dessa situação de emergência"

03/08/2021 às 17:05 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Através de força-tarefa, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) está apoiando a busca de soluções para as perdas ocasionadas pelas geadas que vem atingindo Minas Gerais. Além dos técnicos regionais da empresa, que está vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), equipes do programa Certifica Minas Café e de coordenadores regionais reforçarão o mutirão.

Segundo a Emater-MG, a produção de laudos a pedido dos agricultores e prefeituras será feita de forma gratuita para os pequenos produtores, enquanto os médios e grandes precisarão pagar pelo serviço. O mapeamento da amplitude das lavouras afetadas pela geada não incluirá somente o café, produto mais afetado, mas também a olericultura, fruticultura e as pastagens.

“Decidimos isentar a cobrança pela elaboração desses laudos para os agricultores familiares, para auxiliar na superação dessa situação de emergência”, comentou Otávio Maia, diretor-presidente da Emater-MG.

A isenção da cobrança dos laudos para os agricultores familiares atingidos por geadas vai até 30 de setembro de 2021.

O subsecretário lembra que o café é um produto importante para a economia de mais de 463 municípios. O levantamento da Emater sobre as geadas recentes envolveu 194 municípios e, desses, 167 tiveram incidência em algum nível de impacto nessa cultura.

O Sul de Minas foi a região mais atingida, com 77,8% de todos os municípios afetados, seguido pelo Triângulo/Alto Paranaíba, que representou 21% das lavouras prejudicadas, totalizando em torno de 173,6 mil hectares atingidos. “São cerca de 9.500 produtores afetados” detalha o subsecretário.

Na próxima segunda-feira (2) haverá uma reunião coordenada pela Secretaria de Agricultura, Emater-MG e Epamig para, junto às cooperativas e associações de cafeicultores, avaliar as ações e estratégias conjuntas de apoio aos produtores rurais que tiveram suas atividades afetadas.

 

Com informações da Seapa-MG / Foto por: Sind. Rural S. Matheus do Sul.


Últimas Notícias