Agosto começa sem chuva em grande parte do país

Apenas em algumas áreas do Centro-Norte podem receber precipitações nos próximos dias

03/08/2021 às 05:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

A semana será marcada pelo frio e baixas temperaturas no Sul do país, com chance para geadas pontuais em algumas áreas mais altas da região. No Sudeste, é o tempo seco que predomina nos próximos dias, mas a umidade vai ficar bem alta na faixa leste, inclusive nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória. A amplitude térmica fica alta no Sudeste, e as manhãs serão bem mais frias do que as tardes. 

No Centro-Oeste do país, o tempo continua muito seco por pelo menos mais 15 dias, além das temperaturas em elevação e a baixa umidade relativa do ar especialmente em Goiás e no Mato Grosso.

Os primeiros dias de agosto vão ser de chuva mais volumosa no leste do Amapá além do norte de Roraima, e menores acumulados na faixa norte do Amazonas e do Pará. Já em Sergipe, Alagoas e no Recife, as temperaturas seguem levemente baixas, com céu nublado e chuva a qualquer momento. A nebulosidade diminui no extremo sul da Bahia mas ainda há chance para pancadas isoladas ao longo do dia. No Ceará e Piauí o tempo segue seco, com chuvas rápidas na costa do Maranhão e tempo firme em grande parte do interior nordestino. 

PREVISÃO DE FRIO E CHUVAS EM AGOSTO 

A previsão climática é de precipitações acima da média entre Mato Grosso do Sul até o Espírito Santo e no norte do país, mas nada que vá prejudicar. Agosto é um mês muito seco nestas áreas, com cerca de 20 mm acumulados ao longo dos 31 dias do mês, e a previsão é de pouco mais do que isso; são esperados acumulados totais que variam em torno dos 30 mm nesta áreas. 

A previsão do tempo indica a passagem de duas frentes frias ao longo do mês, sendo que essa chuva deve acontecer na segunda quinzena, entre os dias 17 e 20 de agosto. Já na região Sul, novamente um mês com chuva abaixo da média, mesmo com frentes frias passando perto dos três estados, não há suporte de umidade que consiga aumentar os volumes de chuva.

Em relação às temperaturas, de forma geral, a região Sul, São Paulo, sul de Minas, Rio de Janeiro, Mato Grosso do sul, sul e oeste de Mato Grosso, sul de Rondônia, Acre e sul do Amazonas, vão ficar com temperaturas abaixo da média durante o mês de agosto. Já na metade norte de Minas Gerais, sul do Tocantins, Distrito Federal, Bahia, sul do Piauí e entre o sul do Ceará até o Sergipe, as temperaturas ficam acima da média prevista para o mês.

 

 

Foto da capa: Climatempo


Últimas Notícias