Comissão da Câmara discute projeto para criação de complexo do Matopiba

Região é considerada fronteira da expansão agropecuária no Brasil

30/07/2021 às 16:09 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados discute na quarta-feira (4/8), a partir das 16h, a criação do Complexo Geoeconômico e Social do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), previsto no Projeto de Lei Complementar 246/20.

A região é considerada fronteira da expansão da agropecuária no Brasil. Segundo projeções, até 2022, representará 16,4% no País.

“A proposta visa o desenvolvimento da região e a redução das desigualdades”, explica o autor, deputado Pastor Gil (PL-MA).

"A topografia plana e o baixo custo das terras comparado às áreas consolidadas do Centro-Sul, levaram alguns produtores rurais empreendedores a investir na então nova fronteira agrícola", afirma o relator do projeto na comissão, deputado Capitão Fabio Abreu (PL-PI), evidenciando que a região destaca-se na produção de soja, milho e algodão.

De acordo com ele, pontos do texto podem ser aprimorados, como o que trata do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Complexo eu que é necessário o licenciamento ambiental prévio de projetos de agricultura irrigada.

Foram convidados:

- Ministério da Agricultura;

- Ministério da Cidadania;

- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa);

- Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA);

- Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa);

- governos de Maranhão, Tocantis, Piauí e Bahia.

 

Com informações Agência Câmara de Notícias / Foto: Pablo Valadares Câmara dos Deputados


Últimas Notícias