Previsão do Tempo

Julho se despede com frio, chuva e neve na região Sul do país

Clima gelado ainda deve se manter na próxima semana, mas com menor intensidade

30/07/2021 - 05:00 | Por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News

Os últimos dias foram marcados por baixas temperaturas que causaram chuva congelada, geada e bastante frio em todo o Centro-Sul do país. Segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, as geadas deste mês provocaram danos em diversas culturas, como café. Estima-se que só em São Paulo, as geadas afetaram mais de 20% das principais áreas produtoras de café do estado, e esse valor ainda deve ser atualizado. 

A cana-de-açúcar também foi muito prejudicada, especialmente em Altinópolis, onde os canaviais afetados correspondem a mais de 30% da área plantada no município. A cultura de hortaliças também foi muito afetada, e no Alto Tietê as perdas chegaram a 15%. Nas regiões do médio Paranapanema e noroeste Paulista, são estimados prejuízos acima de 50%. 

Pela região Centro-Oeste, o milho segunda safra também foi bastante prejudicado por conta da geadas. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Ângelo Ximenes, são estimadas perdas de 50% da produção no município. 

Para esta sexta-feira (30), a previsão é de geadas amplas na região Sul, centro-sul de Mato Grosso do Sul, no estado de São Paulo, além do sul e triângulo mineiro. A partir deste sábado (31) a massa de ar polar começa a se afastar, mas ainda há chance de geada no oeste catarinense, no estado gaúcho e no leste do Paraná. Também não se descarta a possibilidade de geadas no café do sul de Minas Gerais nas primeiras horas do dia. 

No próximo mês, ainda tem previsão de baixas temperaturas com a passagem de três frentes frias. Uma que vai atuar por volta do dia 10/08, outra na virada da quinzena, e uma terceira na última semana de agosto. Até o momento, não tem previsão de uma massa de ar frio mais intensa do que as de julho, mas o frio será mais duradouro.

Foto de capa: Mycchel Legnaghi

Compartilhar

Últimas Notícias