Fake: vídeo que mostra chamas em vinhedo para proteger plantas do frio não é do Brasil

Nas imagens são mostrados tambores com fogo em vinhedo

28/07/2021 às 17:45 atualizado por Thalya Godoy - SBA | Siga-nos no Google News
:

As temperaturas caíram em boa parte do país, com registro de temperaturas a -7ºC na região Sul na manhã desta quarta-feira (28). Com a chegada do frio também começou a circular pelas redes sociais um vídeo que mostra tambores acesos com fogo, distribuídos ao longo de um vinhedo, em que a legenda afirma que a técnica é usada para proteger as uvas do frio em Bento Gonçalves (RS).

O Canal do Boi conversou com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul para saber se é possível as imagens serem recentes e feitas no estado.

De acordo com a pesquisadora Amanda Junges, do Centro de Pesquisa Carlos Gayer, ligado ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), a técnica de combate à geada (uso do fogo e fumaça) que aparece nas imagens pode ser utilizada em parreirais, mas não nesta época no estado.

“Não poderia ser usada neste momento no Rio Grande do Sul porque não temos nesta época videiras em brotação [com folhinhas], que é quando elas precisam ser protegidas das geadas. Agora a planta está em fase de dormência [somente galhos]. O frio é necessário e geadas não causam danos porque não há folhas ainda”, afirma a pesquisadora.

Também não é verdade que as imagens foram feitas no Rio Grande do Sul em anos anteriores. O vídeo foi gravado na França. De acordo com a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, o mesmo vídeo circulou pela internet no ano passado.

 


Últimas Notícias