RS autua empresas por uso inadequado de defensivos agrícolas

Operação teve parceria da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler

28/07/2021 às 16:19 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) realizaram uma operação conjunta, entre os dias 19 e 23 de julho, no porto de Rio Grande e no município de Pelotas (RS), com objetivo de fiscalizar o uso de defensivo agrícola em expurgo e tratamento de cargas para exportação por empresas prestadoras de serviços nesta área.

Quatro engenheiros agrônomos, um técnico agrícola da secretaria e dois fiscais da Fepam vistoriaram 11 empresas. Duas delas foram autuadas por irregularidades na utilização do defensivo agrícola fosfina no tratamento de cargas para exportação.

“O tratamento com fosfina exige um período de carência, uma espera de alguns dias antes de enviar a carga, e isso não estava sendo observado. A autuação foi por utilizar o defensivo agrícola em desacordo com as informações da bula, o que coloca em risco a vida de quem manipula a carga”, explica a engenheira agrônoma Maria Luiza Conti, que participou da ação.

O uso da fosfina sem o período de espera foi verificado em 11 contêineres, dez com arroz em grão com destino à Áustria, e um com farelo de soja destinado à Bangladesh. O tratamento fitossanitário com fosfina é um procedimento utilizado para o controle de pragas agrícolas em cargas voltadas à exportação. O uso da fosfina é permitido, desde que dentro do que especifica a bula do produto.

A operação foi solicitada aos órgãos estaduais pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Receita Federal.

 

Com informações e foto de capa da Seapdr.


Últimas Notícias