Nova onda de frio espalha geadas pelo país

Semana começou com chuva no Sul, mas o destaque dos próximos dias será o frio

27/07/2021 às 06:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

A chegada de uma nova frente fria ao país já trouxe chuva ao Rio Grande do Sul no início desta semana e nesta terça-feira (27), todos os estados sulistas devem receber precipitações. Os maiores volumes estão previstos para as áreas entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina. Na madrugada desta quarta (28), as temperaturas já começam a cair e tem previsão de geadas amplas entre os estados gaúcho e catarinense.

A chuva também vai avançar até o Sul do estado de Mato Grosso do Sul nesta terça (27), mas ainda com baixos acumulados. Já na quarta (28), essas precipitações vão se espalhar em forma de trovoadas, e as temperaturas entram em queda em toda a região Centro-Oeste.

O dia será de tempo firme em todo o Sudeste brasileiro, com exceção do norte do Espírito Santo, mas já na quarta (28) as chuvas devem avançar sobre todo o estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e algumas áreas do Rio de Janeiro. 

Pela região Nordeste, os acumulados vão aumentar no sul da Bahia, por conta dos ventos que sopram do oceano e levam umidade ao continente. Também volta a chover no Acre e no norte de Rondônia, mas de forma isolada. O extremo norte do país segue recebendo chuva. 

Mas ainda que a chuva volte a atingir diversas regiões agrícolas do país que já passam por uma longa estiagem, o destaque da semana segue sendo o frio. 

As estimativas meteorológicas apontam que as temperaturas dos próximos dias serão recorde de baixa nos termômetros. Em partes da região Sul, esta onda de frio pode ser a mais forte desde 2013, assim como nas capitais de Paraná e do Rio Grande da Sul, além da capital do estado de Mato Grosso do Sul. Na capital carioca, esse pode ser o frio mais intenso desde 2000 e na capital paulista, desde 1994. 

Há previsão de geadas nos três estados sulistas a partir desta quinta-feira (29), com possibilidade de neve no norte do Rio Grande do Sul, serras gaúcha e catarinense, além do planalto paranaense.

No Centro-Oeste, os termômetros vão ficar abaixo dos 3° no sul e leste de Mato Grosso do Sul, o que pode ocasionar novas geadas. Pelo Sudeste, o frio mais intenso vai chegar a partir de sexta-feira (30), onde são esperadas temperaturas em torno de 1° a 2° em São Paulo e sul de Minas, com grande chance para geadas.

Foto da capa: Mycchel Legnaghi  


Últimas Notícias