Tempo seco atinge grande parte do país

A semana foi marcada por frio intenso, mas agora os termômetros voltam a subir gradativamente

23/07/2021 às 05:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Além das baixas temperaturas, que trouxeram perdas a vários produtores do Centro-Sul do Brasil, os últimos dias também foram de tempo bastante seco em diversas regiões do país. Só no Centro-Oeste, inúmeras cidades registraram recorde de baixa umidade relativa do ar, como em Campo Grande (MS), que teve o menor valor registrado dos últimos 21 anos - 9%. E a tendência não é de mudanças para este cenário nos próximos dias, segundo a empresa Climatempo.

Em toda a região Sudeste, o tempo vai ficar firme com temperaturas em elevação nesta sexta-feira (23). Em Presidente Prudente (SP) e São José do Rio Preto (SP), as temperaturas máximas podem ficar perto dos 30 graus durante o fim de semana. Na cidade de Belo Horizonte (MG), há 49 dias não há registro de chuva significativa, e no estado mineiro a umidade do ar vai despencar, especialmente no oeste do estado e na região do triângulo, onde os índices ficam abaixo dos 20% nas horas mais quentes do dia. 

No estado do carioca, o sol vai marcar presença em todas as áreas, incluindo a região do litoral e não há expectativa para chuva. Já no Espírito Santo, os próximos dias também serão de temperaturas em elevação, mas a chuva deve chegar ao estado a partir deste  domingo (25), em forma de pancadas isoladas.

Na região Sul, a previsão é de temperaturas um pouco mais agradáveis nos próximos dias. As geadas só devem ser observadas no planalto paranaense, e ao norte do estado, a umidade relativa do ar volta a cair. No domingo (25), a chuva vai retornar ao sul do estado gaúcho, já se preparando para a frente fria que está por vir e deve espalhar precipitações pelo Centro-Sul.

Do outro lado do país, o tempo vai fechar em algumas áreas. Na região Nordeste, os ventos úmidos que vem do mar vão manter a chuva pelo litoral da região, os maiores acumulados vão atingir as áreas entre o recôncavo e o litoral norte da Bahia. Nas outras áreas costeiras a chuva vai ser bastante pontual. Entre o norte do Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará, pancadas de chuva com trovoadas são esperadas ao final do dia, os maiores acumulados serão no estado de Roraima.

Veja mais informações no AgroClima. 

Foto da capa: Climatempo


Últimas Notícias