Ministros definem posições comuns para evento internacional sobre sistemas alimentares

Pré-Cúpula precede a Cúpula dos Sistemas Alimentares (FSS), que está marcada para setembro

22/07/2021 às 11:00 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os ministros de seis países da América do Sul realizaram ontem, quarta-feira (21) a última reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) antes da Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares, que será realizada em Roma, na próxima semana. Os representantes discutiram as posições em comum, que serão levadas ao encontro, que é promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e Agricultura (FAO). 

A Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que participou presencialmente do evento, afirmou que a Cúpula deve reconhecer a diversidade dos caminhos para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis, que atendam às necessidades regionais.

“Nesses encontros, pretendo ressaltar que não há uma solução única para a sustentabilidade dos sistemas alimentares e que a imposição de modelos alheios às nossas realidades locais não funcionará. Pelo contrário, poderá resultar em mais fome e escassez de alimentos”, disse a Ministra.

A Pré-Cúpula precede a Cúpula dos Sistemas Alimentares, ou Food Systems Summit (FSS), que está marcada para setembro, durante a semana de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas. Durante o encontro, Tom Vilsack, Secretário de Agricultura dos Estados Unidos, falou sobre a importância de investir em inovação e tecnologia para aumentar a produtividade no campo.

“A Cúpula tem que reconhecer a importância da agricultura e da pesca no sistema alimentar. Temos que assegurar que ela não promova uma solução única para todos os desafios que enfrentamos, ao contrário, temos que encorajar a implementação de uma variação científica das nossas políticas, considerando vários aspectos”, comentou.

O documento, que foi levado a Roma, trata do papel insubstituível da agricultura e ressalta que, sem os produtores agropecuários e os trabalhadores dos sistemas alimentares e a produção agropecuária, não há matérias-primas para serem transformadas em alimentos. As mensagens também destacam a agricultura como uma atividade fundamental para erradicar a pobreza, promover o desenvolvimento rural e proteger o Meio Ambiente.

Com informações do Mapa /  Foto: Antonio Araujo - MAPA.


Últimas Notícias