Frio recua, mas termômetros voltam a cair na próxima semana

Tempo gelado finalmente começa a perder força no país, mas situação não é permanente

22/07/2021 às 05:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

A virada do mês será marcada por mudanças no clima em várias partes do Centro-Sul do país. Isso porque já na próxima semana, entre os dias 26 e 30, a previsão do tempo indica um novo avanço de uma Frente Fria, que vai espalhar chuva, geada e temperaturas negativas em alguns pontos do Sul e Sudeste brasileiro. 

Para esta quinta-feira (22), a previsão é de um aumento gradativo nos termômetros em todas as áreas do Centro e Sul. Com isso, a chance para geadas fica restrita apenas às áreas da campanha e serra gaúcha, além das serras catarinense e da mantiqueira. 

E como essa massa de ar também é seca, o tempo vai ficar firme entre Minas Gerais, norte e oeste de São Paulo, e em quase todo o Centro-Oeste. A umidade relativa do ar continua com níveis baixos, e já resgistra o menor valor para esse período nos últimos 9 anos em Brasília. Há 13 anos o município de Goiânia também não tem um dia tão seco, e há 21 anos a capital morena, Campo Grande, não regsitra valores tão baixos.

Mas enquanto alguns lugares sofrem com a falta de chuva, outros são beneficiados pela presença dela, como é o caso dos produtores do leste nordestino. Para esta quinta (22), a previsão é de chuvas persistentes no litoral norte, Salvador e recôncavo baiano. Nas demais áreas do litoral nordestino, o dia segue com pancadas isoladas. Pela região Norte, o tempo fica estável entre o Acre e Tocantins, e tem chuva com trovoadas entre Belém e oeste do Amazonas.

Veja mais informações no AgroClima de hoje (22).

Foto da capa: Sindicato Rural de São Mateus do Sul 


Últimas Notícias