Caminhoneiros marcam paralisação para o próximo domingo

Categoria reivindica mudança nos preços dos combustíveis

21/07/2021 às 14:21 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

No próximo domingo (25), é celebrado o dia do motorista, que deve ser marcado por uma paralisação de caminhoneiros em vários estados do país. O ato foi confirmado pelo presidente do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC), Plínio Dias. A categoria está insatisfeita com as elevações de preços do diesel e a cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que inflaciona o combustível.

A cobrança de ICMS pelos estados pode chegar a 45% sobre o preço do óleo diesel em algumas regiões do país. Também está na pauta da manifestação o fim do uso do PPI – Preços de Paridade de Importação, pela Petrobras, que regula o preço do combustível de acordo com o mercado mundial. 

Segundo Plínio Dias, dependendo da adesão dos trabalhadores do setor, a paralisação poderá ser prorrogada para a próxima semana.

Outra entidade de caminhoneiros, a Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores, vai decidir sobre a adesão no movimento em reunião na próxima quinta-feira (22). A Associação Nacional de Transporte do Brasil (ANTB) divulgou que apoia a decisão.

Reunião de apoiadores da paralisação dos caminhoneiros de Tabuleiro do Norte (Ceará). Foto por Divulgação

Últimas Notícias