Mapa lança Zoneamento Agrícola para culturas de maracujá

Resultado final do estudo são indicações das melhores épocas para o plantio da fruta

21/07/2021 às 16:39 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O novo Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura do maracujá (Zarc Maracujá) foi publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta quarta-feira (21), no Diário Oficial da União (DOU). O resultado final do estudo são as indicações das melhores épocas para o plantio maracujazeiro e os respectivos níveis de risco climático em todos os municípios brasileiros, em sistema sequeiro e irrigado, considerando o clima, tipo de solo e ciclo de cultivo recomendado.

O maracujá é produzido em todas as regiões brasileiras, tendo limitações apenas nas áreas mal drenadas e nas sujeitas a geadas. A principal espécie cultivada é o maracujá azedo (Passiflora edulis Sims), presente em mais de 90% dos pomares, mais comumente em sistema irrigado. São estimados cerca de 50 mil produtores em todo o País, a maioria de pequeno porte.

A principal região produtora da fruta é o Nordeste, com destaque para a Bahia, com produção de 168,4 mil toneladas e área colhida de 15,6 mil hectares. Já o maior rendimento está no Distrito Federal, com 27,68 toneladas por hectare. O Brasil é o maior produtor e consumidor mundial de maracujá.

 

Com informações do Mapa. / Foto: Wenderson Araujo Sistema -CNA/Senar.


Últimas Notícias