Frio perde intensidade, mas meteorologia ainda prevê geadas

Friagem dominou a metade Sul do país nos últimos dois dias

21/07/2021 às 06:30 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Apesar do enfraquecimento dos efeitos de uma massa polar que atingiu o país na semana passada, para esta quarta-feira (21) ainda há previsão de geada para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, além da porção sul dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Mas como o centro da massa de ar polar, que é a região mais forte do sistema, está indo para o mar, as temperaturas já devem ser menos baixas.

A partir de amanhã, quinta (22), a massa de ar frio deixa o Brasil. As temperaturas já sobem, e não há mais condição de geada nas áreas agrícolas do Centro e Sul do país.

Além de causar bastante frio, essa massa de ar também é seca e deixa os índices de umidade relativa do ar extremamente baixos, com estado de alerta para região Centro-Oeste, Sudeste e até no Tocantins. A massa de ar frio deixa o Brasil. As temperaturas já sobem, e não há mais condição de geada nas áreas agrícolas do Centro e Sul do país.

Já na outra metade do Brasil, o destaque é a chuva. Nos próximos cinco dias ela se torna frequente no leste da Bahia até o Recife, e também sobre o estado do Ceará.

Culturas de subsistência, cana, pimenta-do-reino e pastagens vão ser beneficiadas com essas chuvas, e as regiões entre Porto seguro e Ilhéus devem receber as maiores precipitações na costa nordestina. 

Entre o Norte do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá chove em forma de pancadas durante a tarde e a noite de hoje. E por falar em precipitações, elas vão retornar no próximo domingo ao estado do Rio Grande do Sul com a chegada de uma nova frente fria.

Veja mais informações no AgroClima de hoje (21).

Foto de capa: Mycchel Legnaghi

 


Últimas Notícias