Geadas: Paraná registrou momentos muito intensos, diz coordenador Simepar

Entrevista foi realizada hoje (20) no programa Agricultura BR do Canal do Boi

20/07/2021 às 17:39 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

As geadas atingem lavouras do Centro-Sul pelo segundo dia consecutivo. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as mínimas chegaram a -5,6°c. No Oeste do estado em importantes regiões produtoras de grãos, os termômetros registraram -2,2°c.

A expectativa é que as lavouras de milho mas tardias sejam impactadas, assim como o trigo em fase mais avançada. Áreas de hortaliças, café, cana-de-açúcar e citrus também podem ter sido impactadas.

O coordenador de operação do Simepar, Marco Jusevicius participou do programa Agricultura BR de hoje (19) para falar sobre as condições climáticas do estado. Ele explicou que o Paraná registrou dois momentos de geadas muito intensos no início de inverno.

“Um na virada do mês, no final de junho e início de julho onde a gente teve temperaturas negativas e ocorrência de geadas extensivas. Esse segundo evento, praticamente 15 dias depois daquele primeiro, muito similar com capacidade de produzir geadas moderadas fortes e forma extensiva, em especial sul do estado, divisa com Santa Catarina”, relata o coordenador.

Veja a entrevista completa:

Foto de capa: Sind. Rural S. Matheus do Sul


Últimas Notícias