O Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) referente ao exercício de 2021 foi disponibilizado ontem (19), para consulta e emissão por produtores rurais de todo o país. O procedimento, que é obrigatório, deve ser feito no site do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ou pelos aplicativos SNCR Mobile em celulares Android ou iPhone. O CCIR não será enviado pelos Correios para o endereço de correspondência do titular.
O documento é pré-requisito para comprovar a inscrição do imóvel rural no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e condição chave para a contratação de operações de crédito rural e atualização de matrícula em cartório. A validade do CCIR 2021 está condicionada ao pagamento da Taxa de Serviço Cadastral, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), a ser impressa juntamente com o certificado.
O valor depende do tamanho da área e deve ser quitado até 17 de agosto, sem cobrança de juros e correção, exclusivamente na rede de atendimento do Banco do Brasil. Dúvidas podem ser esclarecidas junto às unidades do Incra e Unidades Municipais de Cadastramento (UMC).
Com informações da CNA.