Frio intenso e seco marca a semana no Centro-Sul

Regiões produtoras de MS, SP e grande parte da região Sul já tiveram ocorrência de geadas

20/07/2021 às 05:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

A massa de ar polar continua dominando as condições do tempo, e a climatologia já registrou queda expressiva dos termômetros em grande parte do Centro-Sul do país, onde já foi observada a ocorrência de geadas e chuva congelada. Para hoje (20), a previsão é de frio intenso com possibilidade de geada no sul de Minas e em praticamente todas as áreas do estado paulista, inclusive na capital. 

No Rio de Janeiro e Espírito Santo, as temperaturas caem e a chance de chuva diminui bastante. No município de Pradópolis, interior de São Paulo, hoje e amanhã tem risco para geadas. De maneira geral, a cidade de São Paulo terá hoje a menor temperatura do ano, e o dia já começa com 4 graus, superando os 6 graus do dia 30 de junho, mas alguns bairros da capital podem ter temperaturas ainda mais baixas.

Na região Sul, o frio intenso dominou a última madrugada, e tem previsão de geadas amplas hoje em todas as áreas da região, exceto no litoral. Tem previsão de geadas inclusive nas capitais de Curitiba e Porto Alegre. Nos últimos dias, foram observados alguns fenômenos típicos desta estação mais fria em alguns pontos da região Sul. A imagem disponibilizada pelo Climatempo explica melhor cada um deles:

Precipitações de inverno

A neve ocorre quando cristais de gelo se formam dentro da nuvem, onde as temperaturas são muito baixas, e ao cair não encontram o ar quente o suficiente para alterar o seu estado físico. 

Na chuva congelada, os flocos de neve caem e entram em contato com uma camada de ar quente, que faz com que esses flocos se transformem em gotas de chuva. Logo em seguida, essas gotas de chuva entram em contato com ar frio novamente e congelam, alcançando a superfície como gotas de chuva congeladas. 

Na chuva congelante, a chuva cai de forma líquida e entra em contato com uma superfície muito fria, com temperaturas menores que 0 grau, congelando ao encostar nesta superfície. 

E além destes fenômenos de inverno, para hoje também tem chance de geada no Centro-Oeste brasileiro, mais especificamente no sul do estado de Mato Grosso do Sul. Por lá, as tardes serão menos geladas que as madrugadas, e o clima deve ficar bem seco. A partir de amanhã, as temperaturas começam a subir gradativamente.

A partir de quinta-feira as temperaturas ficam mais agradáveis em todo o Centro-Sul do país, e o risco de geadas ficará restrito apenas as serras gaúcha e catarinense e da mantiqueira. 

Já no Nordeste, a entrada de ventos úmidos aumenta chuva no litoral sul da Bahia. A previsão é de chuva persistente entre hoje e quinta-feira nas áreas produtoras de cacau em Ilhéus. Ao fim de 15 dias, os acumulados registrados por lá vão passar os 70 mm. O tempo fica firme no sertão nordestino e sul do Piauí, e nas demais áreas, ocorrem pancadas rápidas e isoladas. Na região norte, o frio começa a perder intensidade e tem previsão de trovoadas no Amazonas, Pará, Amapá e Roraima.

 


Últimas Notícias