Dois consórcios disputam licitação para construir ponte da Rota Bioceânica em MS

Rota Bioceânica passará por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile

19/07/2021 às 10:49 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Dois consórcios compostos por empresas brasileiras e paraguaias disputam a licitação para construir a ponte sobre o rio Paraguai que ligará as cidades de Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (Paraguai) e se constitui no principal elo da Rota Bioceânica, a via que atravessa Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, unindo os oceanos Atlântico e Pacífico. 

O valor orçado da obra é de US$ 97,7 milhões e será financiado pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. As ofertas apresentaram deságio de 5% e 8% e agora serão analisadas para se chegar ao consórcio vencedor.

“É um passo importante, sinaliza com o início da construção ainda no segundo semestre e está mantida a previsão de concluir a ponte em três anos”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck.

O consórcio Paraguai-Brasil, composto pelas empresas Tecnoedill Constructora S.A, Cidade Ltda e Paulitec Construções, propõe-se a construir a ponte pelo custo de US$ 89.787.010, deságio de 8,14% em relação ao valor orçado (U$ 97.743.517). 

O consórcio Puente Bioceánico, integrado pelas empresas Ocho A AS e a Construtora Queiroz Galvão SA apresentou a proposta de U$ 92.847.527, redução de 5,01% do valor orçado.

A ponte terá comprimento de 680 metros, com 380 metros de luz livre, 22 metros de altura, duas torres com 100 metros de altura, viadutos de 150 metros em ambos os lados e pilares de luz a cada 30 metros. A estrutura terá duas pistas de rolagem de veículos de passeio e caminhões, com 12,5m de largura, além de duas passagens nas laterais, com 2,5m cada uma, para o trânsito de pedestres e ciclistas.

 

Informações e foto de capa por Semagro MS


Últimas Notícias