Os bloqueios atmosféricos são bem comuns a essa época do ano, e costumam ser rompidos apenas com uma frente fria bem forte, ou com várias frentes frias sucessivas. Nos próximos dias, o hemisfério será marcado por uma grande mudança na circulação dos ventos, o que vai permitir o avanço dessas frentes frias pelo Brasil.
Só na última semana, foram três frentes frias consecutivas que mudaram o tempo em alguns locais do Centro-Sul, o que predomina agora é uma massa de ar polar que deixa as temperaturas em queda em alguns locais do país. Mas a diferença, é que esse sistema será bem mais rápido e passageiro que o último.
Para hoje (19), a previsão é de frio e geadas no norte gaúcho, oeste e planalto catarinense, além da porção sul do Paraná. Em Cascavel (PR), segundo maior produtor de milho do país, condições de geada nas primeiras horas de hoje e de amanhã, terça-feira, com mínima de 1 grau. A temperatura sobe gradativamente a partir de quarta-feira (21).
Tem previsão de geadas fracas e pontuais também na Serra da Mantiqueira, além da metade sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Nas áreas de cana-de-açúcar do sul de Minas e do estado paulista, há possibilidade de geada, mas com baixa intensidade. A semana começa sem chuva na região, e as menores temperaturas devem ficar restritas aos dias 20 e 21.
A friagem também deve ser sentida no início dessa semana nas áreas mais ao sul da região nortista, como é o caso de Rondônia, Acre e sul do Amazonas. Já no Nordeste brasileiro, o que predomina é a chuva pela costa, e o tempo mais firme no interior.
Hoje (19) o tempo segue encoberto entre Recife Natal, com chuva a qualquer hora do dia. As precipitações também podem atingir a metade norte do Ceará e do Maranhão.
Mas essa não será a única frente fria prevista para o mês de julho. A partir do dia 24, é possível que a chuva volte a se espalhar em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, e não deve ficar restrita apenas a São Paulo e Mato Grosso do Sul como na última semana.
Depois dessa frente fria, uma massa de ar polar vai deixar o vento gelado e encerra o mês de julho com temperaturas bem baixas em diversos estados do país, inclusive em algumas áreas do Norte.
Esse novo sistema, pode trazer geadas no sul de Minas e também em alguns locais do sul do Rio de Janeiro. Neste período, o frio mais intenso vai chegar a partir do dia 27.
Foto da capa: Sindicato Rural de São Mateus do Sul