Previsão de geadas no Sul do país

Na próxima semana as temperaturas despencam e o frio se torna protagonista

16/07/2021 às 08:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

A previsão para hoje (16) é de chuva a qualquer hora do dia no Paraná e no litoral de Santa Catarina, nas demais áreas, o sol aparece entre nuvens mas não chove. Já no fim de semana, o grande protagonista é o frio. 

No domingo (18), tem condição para geada ampla no Rio Grande do Sul e interior de Santa Catarina. A partir desse ponto, a chuva deve recuar e as temperaturas vão ficar baixas também na segunda-feira, onde a chance para geada se mantém.

Áreas mais vulneráveis de trigo podem registrar eventual dano. Mas vale ressaltar que a onda de frio que o Centro-Sul do país vai presenciar nos próximos dias será menos intensa e mais passageira do que a última.

No Sudeste, o dia hoje vai ser de tempo instável apenas no Sul, Oeste e litoral de São Paulo. No domingo (18), as precipitações vão avançar e tem chuva prevista para o Rio de Janeiro e a Zona da Mata mineira. Por lá, os termômetros também vão cair, mas o risco para geadas fracas é apenas no Vale do Ribeira, onde as temperaturas ficam entre 3º e 6º.

Mas enquanto alguns lugares do país voltam a receber chuva, outros ainda sofrem com o tempo seco. Esse é o caso do município de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Há 33 dias não há registros e chuvas, e há 107 dias seguidos os corumbaenses não tem chuva significativa, o que já caracteriza o último mês, como mais seco em cinco anos.

Nos próximos dias, as chuvas serão poucas e bem passageiras apenas no Sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, o céu pode ficar entre nuvens mas não chove.

Já no Nordeste, o fim de semana será marcado por precipitações nas áreas costeiras. Previsão de chuva no litoral do Maranhão, Ceará, além do litoral da Paraíba até a costa norte de Alagoas. No interior, o tempo firme ainda vai predominar.

A sexta (16) ainda será marcada por tempo instável na faixa norte do país. Há risco de chuva forte entre Roraima e o Amapá hoje. Já no sábado e no domingo, a chuva avança para o sul do Amazonas e norte do estado de Rondônia, nestas áreas, o dia pode começar com sol e as pancadas de chuva se concentram entre a tarde e a noite.

Veja mais informações no AgroClima desta sexta (16): 

Foto de capa: Sindicato Rural de São Mateus do Sul 


Últimas Notícias