Inmet, Inpe e Censpiam emitem nota de esclarecimento sobre o Sistema Nacional de Meteorologia

Dados sobre queimadas e incêndios continuarão sendo produzidos pelo Instituto e disponíveis para o público geral

15/07/2021 às 10:40 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Na última terça-feira (13) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) emitiram uma nota conjunta, para esclarecer a informação errônea de que os estudos e divulgação dos dados sobre incêndios florestais e queimada não seriam mais realizados pelo Inpe.

De acordo com as informações apresentadas, o Programa de Queimadas, em conjunto do Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), assim como todos os dados sobre queimadas e incêndios, continuarão sendo produzidos pelo Instituto e disponíveis para o público geral, através do portal do Inpe.

O Painel de Monitoramento ao Risco de Incêndio, lançado pelo SNM na segunda-feira (12), é uma ferramenta que monitora e divulga os locais com maior probabilidade de ocorrência de incêndios no Brasil. O produto é complementar aos produtos já implementados pelas Instituições e serve para melhorar o monitoramento de queimadas. 

Segundo a nota, “a atuação conjunta das Instituições pelo SNM permitirá atingir patamares de desenvolvimento compatíveis com as necessidades sociais e econômicas do país, principalmente relacionadas ao aprimoramento do monitoramento e elaboração de melhores previsões de eventos meteorológicos extremos, elevando a meteorologia e o monitoramento a um novo patamar”.

Confira a nota na íntegra.
 

Com informações do Mapa / Foto: divulgação - Imasul.


Últimas Notícias