Previsão do Tempo

Massa de ar polar provoca geadas em SC e RS

Entre os dias 20 e 24 o frio é persistente, e no estado gaúcho, as temperaturas continuam baixas até o final do mês

15/07/2021 - 06:00 | Por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News

São esperados temporais hoje (15) entre o Noroeste gaúcho até o Sul do Paraná. Nas demais áreas da região, o dia vai contar com pancadas de chuva, com exceção do norte do estado paranaense, e na fronteira sul do estado gaúcho. A partir de sexta (16), o frio ganha força e os maiores acumulados devem ficar mais restritos ao Paraná. 

As precipitações devem chegar também ao Centro-Oeste brasileiro, mais precisamente no Estado de Mato Grosso do Sul (MS), mas com poucos acumulados. Mas toda essa chuva ainda não é suficiente para repor a umidade em áreas que têm enfrentado seca há algum tempo.

Nesta semana, o governo de MS decretou situação de emergência ambiental por conta das condições climáticas que atuam no estado. O tempo firme e a baixa umidade relativa do ar, são assuntos que já preocupam produtores de alguns municípios, e favorecem o aumento das queimadas na região. 

Para hoje (15), a previsão é de que a umidade do ar permaneça baixa na maior parte da região Centro-Oeste. Essa relação entre tempo frio, solo seco e baixa umidade, pode ser propício para o surgimento de mais focos de incêndio. Isso porque, com as baixas temperaturas, as plantas tendem a perder líquido, ficando mais secas e consequentemente, aumentando a ocorrência de focos de incêndio. 

No Sudeste, o destaque hoje é o aumento nas temperaturas. Só no fim de semana, as chuvas devem chegar com mais força por lá, mas, mesmo assim, os acumulados serão poucos. 

No Nordeste, nada muda. Chuva hoje (15) entre o litoral da Bahia e do Rio grande do Norte, e os volumes mais intensos devem ficar concentrados nas áreas entre Natal e Aracaju. Na metade norte da região nortista, atenção para os estados de Roraima e do Amapá, que podem receber chuva mais volumosa para esta quinta (15).

Veja mais informações no Agro Clima: 

 

Compartilhar

Últimas Notícias

Mega Leilão Virtual CFM 2021