Coparticipação: Petrobras assina acordo no pré-sal da Bacia de Santos

Negociações tiveram início em novembro de 2019

12/07/2021 às 15:10 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Petrobras assinou com a Pré-sal Petróleo S.A. (PPSA) o Acordo de Coparticipação de Itapu, que regulará a coexistência do Contrato de Cessão Onerosa e do Contrato de Partilha de Produção do Excedente da Cessão Onerosa para o campo de Itapu, no pré-sal da Bacia de Santos.

As negociações tiveram início logo após a licitação, em 6 de novembro de 2019, em que a Petrobras comprou 100% dos direitos de exploração e produção do volume excedente da Cessão Onerosa do campo de Itapu.

A estatal e PPSA estabeleceram o Plano de Desenvolvimento do campo, estimativas de curva de produção e volumes recuperáveis, sendo assim alinhadas as seguintes participações:

Foram estabelecidas na Portaria MME nº 213/2019 as premissas de preços de óleo e gás, taxa de desconto e métricas de custos utilizadas.

O valor da compensação total devida ao Contrato de Cessão Onerosa (100% Petrobras) pelo Contrato de Partilha de Produção é de aproximadamente US$ 1,274 bilhão, que será integralmente recuperado como Custo em Óleo pela Petrobras, como contratada.

O acordo precisa passar pela aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A estimativa de compensação apresentada tem como base a data efetiva do Acordo em 01/09/21. Caso a data de aprovação por parte da ANP leve a outra data de início de efetividade, serão feitos os ajustes necessários.

 

Com informações Agência Petrobras / Foto de capa: Agência Brasil


Últimas Notícias