Governo Federal autoriza Forças Armadas a combater o desmatamento em MT

Medida restringe as operações em áreas que são de propriedade ou posse da União

09/07/2021 às 08:47 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, (sem partido) editou, ontem (8), um decreto para ampliar a atuação das forças armadas no combate a crimes ambientais no estado de Mato Grosso.  

Na semana anterior, Bolsonaro havia assinado o decreto de Garantia da Lei e Ordem (GLO) ambiental, válido para toda a Amazônia.

A medida, no entanto, restringe as operações em áreas que são de propriedade ou posse da União e está limitada às regiões com maior incidência de queimadas e desmatamento, que abrangem 26 municípios.

Em outras áreas, a ação poderá ser realizada somente mediante pedido do respectivo governador do estado ao presidente da república. Além de Mato Grosso, que recebeu o aval de Bolsonaro, Rondônia também já havia despachado um requerimento. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

Desde 2019, duas operações das forças armadas foram autorizadas na Amazônia, chamadas de Verde Brasil 1 e 2. A mais recente terminou em abril. O vice-presidente Hamilton Mourão, no mês passado, havia anunciado a renovação da atuação dos militares na região.

Segundo Mourão, que preside o Conselho Nacional da Amazônia, o custo da nova operação será de R$ 50 milhões, no período que vai de 28 de junho a 31 de agosto. 
 

Com informações da Agência Brasil / Foto: Chico Batata - Greenpeace.


Últimas Notícias