Aprosoja estima queda de 2,7 milhões de toneladas na produção de milho em MS

Produção não deve passar das 6,2 milhões de toneladas

07/07/2021 às 14:29 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:
Dados da Aprosoja MS apresentam queda superior a 2,7 milhões
Foto: Foto: Mário de Oliveira

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) apresentou uma queda superior a 2,7 milhões de toneladas na expectativa para a produção de milho no MS. A soma de geada e estiagem prejudicam a segunda safra do cereal.

A produção prevista em torno de 8,2 milhões de toneladas, não deve passar das 6,2 milhões de toneladas. Já para a produtividade, esperava-se, aproximadamente, 68,7 sacas por hectare e, segundo o Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga), deve ser de 52,3 sacas por hectare.

“Foi realmente uma grande geada, que atingiu todo o Conesul e algumas regiões centrais, onde há muito tempo não se tinha relatos de ocorrência de geadas no estado. Os danos foram muito severos e irão impactar de maneira muito significativa para toda sociedade. É hora do produtor avaliar sua lavoura minuciosamente e salvar o máximo de milho possível, com foco em aproveitar, de alguma forma, o que restou da lavoura. Não podemos deixar de lado nossas obrigações e temos que honrar os contratos firmados, para não gerar um colapso nos acordos comerciais. Agora é preciso fazer uma colheita cautelosa, a fim de minimizar os prejuízos”, disse o presidente da Aprosoja MS, André Dobashi.

Devido aos efeitos climáticos de estiagem, granizo e geadas, as condições se agravaram em todo o estado. Mato Grosso do Sul possui em boas condições 1% de suas lavouras, 38% em estado regular e 61% em estado ruim. 

A geada no Estado de MS ocorreu entre os dias 27 de junho e 01 de julho. Após verificação da equipe do projeto Siga, estima-se que a área afetada no estado é de 604,4 mil hectares, o equivalente a 30% da área produtora do estado.

 

Com informações da Assessoria Aprosoja MS


Últimas Notícias