Nova Frente Fria deve espalhar chuva pelo Sul do país

Previsão é de que o sistema seja mais fraco que o anterior

07/07/2021 às 05:30 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Na última semana as temperaturas caíram drasticamente em grande parte do país, e a previsão é de que a partir do dia 16, uma nova massa de ar frio atinja especialmente a porção Sul brasileira. Mas esse novo sistema não deve ser tão intenso, nem tão duradouro quanto o último, e as geadas devem ficar restritas apenas na campanha, serra e áreas centrais do estado gaúcho.

Para hoje (7), a previsão é de sol na região sulista, com chuva fraca apenas no litoral paranaense. No Sudeste, uma nebulosidade vinda do oceano deve trazer chuva fraca apenas no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. As manhãs nas duas regiões serão frias e as tardes terão temperaturas mais elevadas.

No Centro-Oeste o tempo segue seco, com temperaturas bem altas durante as tardes. Nesta região, a umidade do ar pode chegar a níveis críticos. Na costa nordestina, a chuva diminui entre o Ceará e Pernambuco.

Já as áreas costeiras da Bahia, Sergipe, Piauí e Maranhão recebem chuva mais frequente, causada pela circulação de ventos que carregam umidade do oceano para o continente.

Na região Norte, a chuva segue persistente na faixa norte da região e deve se espalhar também nas áreas centrais do Amazonas e Pará.

O Rio Negro, que alcançou sua cheia histórica no último mês, já baixou 15 cm e está em processo de vazante, mas as cidades amazonenses que foram afetadas pelas cheias ainda lidam com ruas alagas ou interditadas, onde foi necessária a construção de pontes de madeira, para facilitar a circulação de pessoas.

Mas com a redução das chuvas nos próximos dias, o processo de escoamento dos rios deve aumentar.

Veja mais informações no AgroClima de hoje (7):

Foto: Climatempo

Últimas Notícias