Animais sofrem com o frio e as geadas na Serra Catarinense. Veja fotos

Temperaturas abaixo de zero forçam a redução de alimentos no campo

02/07/2021 às 15:01 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nova ocorrência de temperatura abaixo de zero, durante a madrugada desta sexta-feira (2), cobriu de branco os campos da Serra Catarinense. Este foi o quarto dia seguido que os catarinenses enfrentaram temperaturas muito baixas, com geada e queda de neve na terça, quarta e quinta-feira. Os prejuízos para a agricultura, dificuldades para a pecuária e transtornos para as áreas urbanas ocorreram em todo o Estado.

Julho começou  mantendo as temperaturas abaixo de zero e com os campos cobertos de geada. No amanhecer desta sexta-feira a temperatura mínima foi de -5.2ºC em Bom Jardim da Serra. Em São Joaquim a mínima foi de -2.8ºC. No Vale da Invernadinha, a cerca de 11km do centro da cidade, os pomares ficaram cobertos por uma fina camada de gelo. Também houve o congelamento da superfície d'água o e gado teve dificuldades para encontrar alimento.

Imagens captadas pelo repórter fotográfico Mycchel Legnaghi, do portal São Joaquim Online, mostram animais sendo alimentados exclusivamente em coxos. O capim desapareceu em uma camada de gelo. 

O produtor Julio Bersantti disse que terá de usar alimentação de uma silagem antes do que previa. "Era para o final de julho, quando o pasto já não desse conta", afirmou. Os animais estão sendo alimentados com milho, cana de milho e sorgo produzidos no sítio da família e comprados de vizinhos. "O problema é que o nosso milho da safrinha queimou com a geada. Vou ter que encontrar quem tenha estoque", disse.

Veja as 10 temperaturas mais baixas no Estado, nesta sexta.

-5,2 B.Jardim*
-2,8 S.Joaquim/G.H
-1,1 Fraiburgo/Roberto
-0,3 Painel/G.H
-0,2 Maravilha**
0,8 Iporã do Oeste/Jean W Thums
1,0 Monte Castelo**

*Estações padronizadas (governo e particulares)
**Dados compilados por Coutinho/Piter Scheuer  

 

 


Últimas Notícias