Mês de julho será marcado por pouca chuva e baixa umidade do ar

Após dias bem gelados, a virada do mês foi de aumento gradual nas temperaturas

02/07/2021 às 06:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Ainda que sutilmente, já dá para perceber os termômetros subindo gradualmente neste início de julho, o que traz alívio aos produtores que lidaram com fortes geadas. Para este mês, a previsão é de temperaturas acima da média no norte gaúcho, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul de Minas e no leste de Mato Grosso do Sul.

Algumas áreas do Amazonas e Pará, também devem receber mais calor neste mês. Isso não significa que todas estas áreas receberão altas temperaturas, mas sim, que para um típico mês de julho, os termômetros estarão acima do previsto.

Em relação às chuvas, o mês de julho será de acumulados abaixo da média desde o norte gaúcho, passando por Santa Catarina, Paraná, além de quase todo o estado de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. Grande parte do Amazonas também receberá volumes abaixo do previsto para este mês. Apenas as áreas do extremo norte da região nortista e no sul do Rio Grande do Sul, a chuva será acima da média prevista.

Para hoje (2), a previsão é de tempo firme na região Sul, e a ocorrência de geada pode ser observada apenas nas serras dos estados gaúcho e catarinense. Para os próximos dias, as temperaturas seguem em elevação.

Entre o Alagoas, leste de Pernambuco e da Bahia, e sudeste da Paraíba, a chuva deve ser constante hoje, com intensidade fraca a moderada, por conta da umidade que vem do mar.

No Centro-Oeste, a umidade do ar já ficou em estado de alerta ontem e nos próximos dias deve continuar bem baixa. As temperaturas seguem em elevação na região, mas o tempo ainda será frio, assim como na maior parte do Centro-Sul do país.

Pela região nortista, as áreas ao norte do Amazonas e Pará, além de Roraima e Amapá ainda devem receber pancadas de chuva. Neste domingo (04), as temperaturas ficarão bem elevadas no estado do Tocantins.

No Sudeste, o tempo vai seguir firme pelos próximos dias, e para hoje, a previsão é de geadas apenas na Serra da Mantiqueira. A partir de domingo (04), não há mais chance para geada em nenhuma área da região.


Últimas Notícias