Aprosoja MS e Semagro reduzem expectativas da produção de milho

Redução da produção de milho irá resultar em menor volume do grão exportado e pressão pela alta de preços

01/07/2021 às 12:30 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A falta de chuva causada por uma severa estiagem comprometeu o desenvolvimento da segunda safra de milho para o ciclo 2020/21, a previsão é de redução em 22,29% na produção de grãos no Estado de Mato Grosso do Sul. As informações foram transmitidas através do Boletim Circular 413 do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga/MS).

O projeto é uma realização da Associação Brasileira dos Produtores de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), por meio do Fundems.

Inicialmente estimava-se que a área plantada com milho, no estado de MS, fosse de 2 milhões de hectares, com produtividade média de 75 sacas por hectare e produção de 9 milhões de toneladas.

Dessa forma, a previsão de aumento de 5,7% na área plantada se mantém, mas a produtividade cai para 68,7 sc/ha e a expectativa de produção ficou em 8,251 milhões de toneladas, redução de 22,29% se comparada ao ciclo 2019/2020.

A redução da produção de milho irá resultar em menor volume do grão exportado e pressão pela alta de preços. A saca do milho está cotada em R$ 72,50 em Mato Grosso do Sul e o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro, explica o impacto da redução menor.

“Existe uma demanda muito forte de crescimento do consumo de milho, portanto, os preços vão ficar sustentados. Nos preocupa essa pressão de custo que vamos ter sobre a avicultura, suinocultura e a própria bovinocultura, dado que o milho está realmente num preço elevado. Isso ocorre não somente em Mato Grosso do Sul, mas no Brasil. Devemos ter uma quebra de safra substancial em MT, MS, PR e GO”, finaliza Jaime Verruck.

 

Com informações da Semagro.


Últimas Notícias