Geada no Paraná deve continuar até a próxima sexta-feira (02)

Massa de ar polar ganha força na região Sul do país

29/06/2021 às 15:52 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os estados do Sul devem enfrentar baixas temperaturas nesta semana. De acordo com a Somar Meteorologia, o frio ganha força graças a entrada da massa de ar polar, com temperaturas abaixo de zero em algumas cidades. No interior gaúcho, a sensação térmica em Vacaria foi de -10ºC. Em Bom Jardim da Serra (SC), a temperatura às 7h ficou em -7,5 ºC, a menor do país.

No interior do Paraná, os moradores de Toledo registraram a geada que cobriu os campos e revestiu os carros com uma camada de gelo. A previsão de temperatura mínima nesta terça-feira (29) é de -1ºC.

 

 

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR) e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar) alertaram que há previsão de geadas até a madrugada da próxima sexta-feira (02), em todo estado, exceto no litoral.

A geada provoca alterações no metabolismo das plantas. As superfícies vegetais afetadas pela geada tornam-se claras ou amarronzadas em função da ruptura da parede celular, causada pelos cristais de gelo que são formados de maneira repentina, extravasando o conteúdo celular.

Milho segunda safra
Segundo o último relatório do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Paraná (DERAL/SEAB), apenas 1% da área apresentava-se colhida, sendo que as demais lavouras estavam em floração (14%), frutificação (61%) e maturação (24%). 

Assim, é esperado que aproximadamente 25% do milho segunda safra, em estádio fenológico mais adiantado (maturação), sofra leves danos causados pela geada, enquanto que aproximadamente 75% da área cultivada, que se encontra em estádios fenológicos mais sensíveis à geada, tenha perdas significativas de produtividade.

O IDR ressalta que o fenômeno da geada é frequente no Paraná e, particularmente, neste ano agrícola 2020/2021, com o atraso na colheita da soja em decorrência das condições climáticas adversas, o cultivo de milho segunda safra também está atrasado e mais suscetível aos danos causados pelo frio.

Café
Especificamente para a região cafeeira paranaense (Norte e Noroeste), há previsão de ocorrência de geadas fracas nesta terça-feira (29) e geadas de intensidades moderadas a fortes na quarta-feira (30) e quinta-feira (01º). 

Como medidas protetoras, recomenda-se o enterrio de mudas de café de até 6 meses de idade no campo e cobertura/aquecimento dos viveiros. Para cafeeiros de 6 meses a 2 anos deve ser feito o achegamento de terra junto ao tronco para a proteção da geada de canela.
 

Foto de capa por Redes Sociais


Últimas Notícias