Massa de ar polar provoca geada no Sul do país

Santa Catarina recebeu um show de neve na madrugada da última segunda-feira

29/06/2021 às 08:28 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

No início desta semana, os moradores da maior parte do Centro-Sul do país já receberam chuva, neve, geadas, chuva congelada e esse cenário não deve mudar muito nos próximos dias. Na verdade, deve se intensificar, principalmente na próxima quarta-feira (30), quando teremos o auge dessa onda de frio com chance para geada desde o Rio Grande do Sul até o interior de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. Esse ar frio também deve atingir as demais áreas do Centro-Oeste e partes da região Norte. 

Para hoje (29), a previsão é de geada em todo o interior da região Sul, por conta da redução das chuvas nestas áreas, que aliada à queda na temperatura favorece a formação de geadas. As mínimas devem variar entre 5 e 10 graus nas três capitais sulistas. Em relação às chuvas, a tendência é que elas percam força, o que diminui a chance de neve. Hoje, a chuva fica mais restrita à faixa leste catarinense e do Paraná, além do sul do estado gaúcho. 

No Centro-Oeste, o dia deve ser de tempo mais firme, com céu nublado entre o sul e oeste de Mato Grosso, além da porção norte de Mato Grosso do Sul. As temperaturas também ficam bem baixas nesta região, especialmente no sul de Mato Grosso do Sul, onde o dia pode começar com geada. Em Campo Grande, a mínima hoje é de 8 graus. 

Pelo Sudeste, o frio deve chegar com menos intensidade e atinge áreas de citros, hortaliças, cana e até regiões de café. Ao longo da semana, pode até ter geadas em áreas de São Paulo e do sul de Minas, mas será uma geada de relva, que não traz danos ao café. A mínima hoje em São Paulo pode chegar aos 12 graus. 

Na porção Norte do país, a previsão é de chuva em boa parte da região. Em Rondônia, o tempo fica fechado, mas não devem ocorrer precipitações. A chuva mais intensa deve se concentrar no Acre e sul do Amazonas, já os demais estados, devem receber apenas pancadas isoladas. No Nordeste, o clima não muda muito. Tem sol em toda a região, mas pode chover de forma isolada no litoral. Pelo interior, o ar quente e seco ainda predomina. 

Tendência
A onda de frio mais forte deve ser amanhã e, a partir de quinta-feira (01º), a massa de ar polar começa a perder intensidade e aos poucos as temperaturas sobem.

 

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias