Bolsonaro assina ordem para construção do Ramal do Apodi

Ramal Apodi terá 115,3 quilômetros de extensão total e água será transportada por gravidade

25/06/2021 às 11:59 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Durante a tarde de ontem (24) o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção do Ramal do Apodi, no município de Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte (RN).

O Ramal do Apodi levará as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco a 54 municípios localizados em três estados, 32 no Rio Grande do Norte, 13 na Paraíba e 9 no Ceará, beneficiando 750 mil pessoas.

O investimento direcionado ao empreendimento é de R$ 938,5 milhões, informou o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Trecho que finaliza o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, o Ramal Apodi terá 115,3 quilômetros de extensão total. A água será transportada por gravidade a partir do Reservatório Caiçara (PB), até o Reservatório Angicos (RN).

A vazão será de 40 metros cúbicos por segundo até o quilômetro 26, de onde deriva o Ramal do Salgado, que levará a água para o estado do Ceará.

“Sou de uma região onde não falta água, mas consigo entender o quanto é valoroso esse bem pra vocês aqui na região”, afirmou Jair Bolsonaro. 

De acordo com o previsto, a obra deve levar cerca de quatro anos para ser concluída, e deve gerar pelo menos dois mil empregos diretos e oito mil indiretos.

“A água permite que a indústria se estabeleça e o emprego seja gerado. A água permite que o comércio seja permeado, a água diminui a pressão sobre o sistema de saúde pública e reduz a mortalidade infantil”, disse o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, ao comemorar o lançamento da obra. 

 

Com informações da Agência Brasil.


Últimas Notícias