Banco Central eleva estimativa do PIB para 4,6%

Órgão ressaltou melhora da atividade econômica apesar da situação de pandemia

24/06/2021 às 14:02 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Banco Central aumentou novamente, a projeção para o crescimento da economia neste ano. A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) passou de 3,6% para 4,6%.  A informação foi publicada no Relatório de Inflação, divulgado hoje (24), pelo Banco Central.

O órgão ainda reiterou que, apesar da intensidade da segunda onda da pandemia de Covid-19, os indicadores recentes da atividade econômica nacional continuam mostrando evolução mais positiva que o esperado.

“Adicionalmente, a recuperação parcial da confiança dos agentes econômicos, as medidas de preservação do emprego e da renda, o prognóstico de avanço da campanha de vacinação, os elevados preços de commodities e os efeitos defasados do estímulo monetário indicam perspectivas favoráveis para a economia”, diz o relatório.

Estudos feitos pelo BC indicam, também, que recentemente houve uma redução na sensibilidade da atividade econômica à intensidade da pandemia, fato que pode conversar com surpresa positiva com os dados da atividade no período.

Durante o primeiro trimestre do ano, o PIB cresceu 1,2% em relação ao trimestre anterior, segundo o BC, retornando ao patamar do último trimestre de 2019, antes da pandemia, apresentando resultados positivos nos três setores da economia: serviços, agropecuária e indústria.

“O desempenho positivo ocorreu a despeito do ambiente de recrudescimento da pandemia da Covid-19 e da retirada do auxílio emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade, superando as expectativas que grande parte dos analistas econômicos tinha na data do último Relatório de Inflação [em março]”, explicou o BC.

 

Com informações da Agência Brasil. 


Últimas Notícias