Inverno começa com chuvas no Norte e Sul do país

Estação será a mais fria e seca do ano em diversos pontos do país

21/06/2021 às 08:22 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Ao longo desta segunda-feira (21), um sistema de baixa pressão, aliado a uma frente fria, irá causar instabilidades por quase todo o estado do Paraná, Santa Catarina, além do norte, serra e litoral do Rio Grande do Sul. Outro destaque da semana é o frio em todos os estados sulistas. Na capital gaúcha, a temperatura deve chegar a nove graus.

Na região Norte do país, a chuva também deve chegar em todos os estados, exceto no Tocantins, sul de Rondônia e sudeste do Pará. Na comparação com as semanas anteriores, a chuva tem perdido força e a tendência é de redução no nível dos rios.

No Nordeste, a expectativa é de chuva. O tempo na região deve ficar instável desde a faixa nordeste da Bahia até o norte do Maranhão. A chuva acontece em decorrência à chegada de umidade vinda do mar e a presença de instabilidades nos altos níveis da atmosfera. No interior, o tempo segue mais seco.

Para os estados da região Sudeste, o dia será nublado, com temperaturas mais baixas e tempo firme. Chuva volumosa deve chegar apenas ao sul de São Paulo.

O Centro-Oeste, que já vem passando por longos períodos de tempo firme, apesar da época de chuvas, tem tendência a ter chuvas entre a média e abaixo da média esperada. Durante os próximos dias, o sol deve prevalecer na maior parte da região, apenas o sul de Mato Grosso do Sul deve receber precipitações isoladas e com baixos acumulados.

Com informações da Somar Meteorologia. / Foto: Sind. Rural de S. Mateus do Sul.


Últimas Notícias