Inverno será marcado por chuva acima da média na região Norte

Nova estação começa dia 21, com previsão para grandes volumes no estado nortista

17/06/2021 às 08:30 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Inverno brasileiro está se aproximando, e é nesta estação que a seca toma conta da porção Central do país. Segundo a Somar Meteorologia, modelos de previsão indicam que neste ano, a chuva deve ser acima do normal na maior parte do Norte e abaixo da média, na região Sul.

Em relação às temperaturas, o calor deve ser acima do normal no Mato Grosso do Sul, Goiás, sul e leste de Mato Grosso, triângulo mineiro, oeste da Bahia, além de partes de São Paulo, Tocantins, Piauí e Maranhão. 

Mas apesar da previsão de tempo mais seco, a virada do mês será de chuva no Sul do país. O leste de Santa Catarina e do Paraná devem receber grandes volumes, com possibilidade de transtorno em regiões que já passaram por dificuldades com alagamentos há pouco tempo, como no Vale do Itajaí. 

No Centro-Sul, a chegada de um sistema de alta pressão, que se forma quando há poucas nuvens, tempo firme e baixa umidade, deve trazer chuvas nos próximos dias. E apesar deste sistema ser naturalmente seco, quando vem do oceano, como é o caso, trás bastante umidade.

Para hoje (17), a previsão é de chuva moderada entre o litoral de Santa Catarina e do Rio de Janeiro. No Mato Grosso do Sul, a chuva também deve chegar, mas fica mais restrita ao Sudoeste do estado. 

Veja mais informações no AgroClima desta quinta (17). 


Últimas Notícias