Brasil pretende aumentar potencial da agricultura irrigada, afirma ministra

Agricultura irrigada precisa ser vista como uma ferramenta estratégica para o aumento da produtividade no Brasil

16/06/2021 às 13:00 atualizado por Frederico Diegues - SBA | Siga-nos no Google News
:

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse ontem (15) que a ampliação da área de agricultura irrigada precisa ser visto como uma ferramenta estratégica para o aumento da produtividade no Brasil.

Ao Participar do seminário “Irrigar é Alimentar”, organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar) e pelos Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Regional, Tereza Cristina apontou que apenas 3% da produção agrícola brasileira é irrigada, enquanto a média mundial é de 20%.

“Precisamos desenvolver uma estratégia para explorarmos melhor esses recursos. Expandir a nossa agricultura irrigada trará vários benefícios para o produtor rural e para a sociedade brasileira: aumento da produtividade e da renda do produtor, geração de empregos, fortalecimento das cadeias produtivas, controle da inflação, ampliação das exportações, aumento do PIB e várias outras consequências positivas em cadeia”, apontou

 

 

A ministra ressaltou que a expansão da agricultura irrigada no Brasil não interfira na preservação ambiental, ou em outras atividades sociais e produtivas, ainda citou um estudo da Esalq que aponta um possível aumento da área irrigada para 55 milhões de hectares, aproveitando áreas degradadas ou de baixa produtividade.

A proposta do setor é de tornar o dia 15 de junho o Dia Nacional da Agricultura Irrigada, a fim de trazer maior visibilidade ao tema e criar oportunidades de debate com a sociedade sobre segurança alimentar, econômica e ambiental do Brasil.

Apresentando uma produtividade, que pode ser até três vezes maior do que em áreas de sequeiro, a produção irrigada traz vantagens como o aumento na oferta e na regularidade de alimentos, melhoria da qualidade dos produtos e redução de custos unitários, além de amenizar os impactos da variabilidade climática.

Atualmente o Brasil possui um total de 8,2 milhões de hectares equipados para irrigação, sendo 64,5% com água de mananciais e 35,5% fertirrigação com água de reúso. A agricultura irrigada demonstrou crescimento nas últimas décadas.

Entre 2012 e 2019, a atividade se intensificou devido ao maior aporte de crédito e investimentos privados, o que resultou em um crescimento de 4%. Durante o período, aproximadamente 216 mil hectares irrigados foram incorporados.

 

Com informações do Mapa / Foto: Divulgação Mapa


Últimas Notícias