Amigos homenageiam Ezequiel do Valle, pesquisador aposentado da Embrapa

16/06/2021 às 06:00 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Amigos de Ezequiel do Valle, pesquisador aposentado da Unidade Gado de Corte da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e um dos criadores e principal difusor do protocolo e da cartilha das Boas Práticas Agropecuárias (BPA) realizaram uma homenagem ontem (14) no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Pai do BPA

O BPA inclui normas e procedimentos para o pecuarista adotar uma gestão eficiente, sustentável e viável nos processos de produção da carne.

Ezequiel era doutor em fisiologia da reprodução de bovinos, além de outros títulos, com centenas de artigos técnicos publicados em revistas nacionais e do exterior e participação na publicação de livros da área. Veja resumo do currículo abaixo.

Em 2019, o pesquisador concedeu entrevista ao apresentador do programa Mais Pecuária, do Canal do Boi, Jorge Zaidan, para falar sobre o BPA. Veja. 


Veja currículo de Ezequiel Rodrigues do Valle, publicado pelo portal Escavador.
"Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1970), mestrado em Fisiologia da Reprodução - Iowa State University (1977) e doutorado em Fisiologia da Reprodução - University of Illinois (1986). É coordenador do Programa de Boas Práticas Agropecuarias-Bovinos de Corte, da Embrapa (desde 2003); foi coordenador da Câmara Setorial Consultiva da Bovinocultura de Corte de Mato Grosso do Sul (2003-2007) e atual membro desta mesma Câmara, que é vinculada a Secretaria Estadual de Produção e Turismo (Seprotur); foi diretor técnico (2202-2004), presidente (2004-2006), vicepresidente (2006-2008) e atual diretor de Sustentabilidade da Associação Novilho Precoce MS; é o articulador internacional da Embrapa Gado de Corte. Tem experiência na área de desenvolvimento e implementação de protocolos de controle de qualidade, para serem aplicados nas propriedades rurais que trabalham com bovinos de corte. Coordena o Comitê Técnico instituido pelo Ministério da Agricultura (Portaria n° 609, de 18/agosto/2009) para finalizar estudos e propor normas de Boas Práticas Agropecuárias para bovinos e bubalinos de Corte".

Foto de capa: Adriana Brandão


Últimas Notícias