Butantan consegue aprovação para primeira fase de testes clínicos da Butanvac

Instituto pretende iniciar nesta semana um pré-cadastro de voluntários para testar o imunizante

14/06/2021 às 10:30 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Após ter uma primeira fase de testes clínicos em humanos autorizada, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Butantan pretende iniciar, nesta semana, um pré-cadastro de voluntários para testar a Butavac. Segundo o Instituto, Dimas Covas, o governo deve lançar até o fim dessa semana um site onde voluntários poderão preencher um pré-cadastro.

A fase inicial de testes em humanos busca avaliar a segurança da vacina e sua eficácia ao induzir uma resposta imunológica. A Anvisa autorizou apenas a realização da faze A, a primeira etapa dos testes em humanos, da qual vão participar 400 voluntários

Antes de uma vacina chegar à população, ela tem de passar por uma fase de estudos e laboratório, uma fase pré-clínica de testes em animais e três etapas clínicas de testes em voluntários humanos, que avaliam a produção de anticorpos, a sua segurança e eficácia.

Os testes serão realizados pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo e pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Poderão participar dos testes pessoas com idade acima de 18 anos. Nesses testes poderão fazer parte, inclusive, adultos já vacinados ou que já tiveram Covid-19. “São três categorias [que serão incluídas nos testes]: o grupo que não teve contato com o vírus, o grupo que já teve contato e o grupo já vacinado”, falou Covas

“Houve autorização da Anvisa para o início do estudo clínico. Essa semana temos ainda a fase de aprovação ética: os comitês de pesquisa [dos hospitais envolvidos] tem que aprovar [o estudo] e, posteriormente a Comissão de Ética em Pesquisa. Esta semana está previsto iniciar um pré-cadastro dos voluntários. É um estudo de fase 1, nesse momento, para avaliar a segurança da vacina”, explicou Dimas Covas.

De acordo com João Doria, governador de São Paulo, as vantagens da ButanVac são os custos reduzidos e a fabricação local. Não serão necessários insumos farmacêuticos ativos (IFA) importados de outros países para produzir a vacina. 

 

Com informações da  Agência Brasil /  Foto: Marcelo Camargo -  Agência Brasil


Últimas Notícias