Dia será instável na maior parte do país nesta segunda. Veja a previsão do tempo

Sol não aparece em estados do Sul e temperaturas caem em estados do Sudeste, Norte e Nordeste

07/06/2021 às 08:07 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta segunda-feira (7) o tempo fica instável em todo o Sul do país, além do oeste, região central e sul do Mato Grosso do Sul e parte do Estado de São Paulo. O motivo disso são instabilidades nos altos níveis da atmosfera presentes no norte da Argentina e no Paraguai, além de uma frente fria que passa pela costa do Sul do Brasil. Atenção maior para a metade leste de Santa Catarina, planalto Sul paranaense, Grande Curitiba e litoral paranaense, onde a chuva é mais forte, além de vir acompanhada por temporais e acumulados elevados.

Em praticamente todo o Sul do Brasil, além do sul paulista e sul do Mato Grosso do Sul, o Sol nem aparece, com o dia permanecendo bastante fechado, intercalando entre períodos de céu nublado e chuva, além das temperaturas ficarem amenas.

Na Grande São Paulo, ainda faz sol, calor e a chuva chega só à noite, maneira isolada. No Vale do Paraíba, litoral norte paulista e em Paraty-RJ, a nebulosidade aumenta bastante mas ainda não chega a chover. Nas demais áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, uma massa de ar seco continua mantendo o tempo firme e quente, sem condição para chuva.

No Nordeste, a chuva segue concentrada entre a faixa leste da Bahia e o Rio Grande do Norte e entre o norte do Ceará e do Maranhão. No litoral da Bahia e de Sergipe a chuva é um pouco mais volumosa que nas demais áreas, devido aos ventos úmidos que continuam soprando do oceano contra a costa. Já na faixa norte do Nordeste, as pancadas são isoladas mas podem ter intensidade moderada, além de raios, e ocorrem devido à atuação da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical.)

No sertão nordestino, em Tocantins, sul do Maranhão, leste e sul do Pará e também no sul de Rondônia, o tempo segue firme e bastante quente, sem o menor sinal de chuva. Inclusive, falando do Norte do país, a chuva continua concentrada no Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará, com condição para temporais isolados devido a instabilidades tropicais e devido à ZCIT.

Fonte: Somar Meteorologia

Foto: Divulgação/parana.gov.br


Últimas Notícias