Preço da carne bovina em maio apresenta primeira queda mensal do ano, diz Cepea

Decréscimo de 2,65% tem influência da demanda enfraquecida devido ao momento econômico

04/06/2021 às 10:05 atualizado por Frederico Diegues - SBA | Siga-nos no Google News
:

Após operarem, durante o encerramento de abril, nas máximas nominais da série do Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea), os preços da carne bovina apresentaram queda ao longo do mês de maio no mercado atacadista da Grande São Paulo.

No dia 31 de maio, a carcaça casada bovina foi negociada a R$ 19,8 por quilo, decréscimo de 2,65% se comparada com a média do dia 30 de abril. Esta queda é a primeira, no acumulado de um mês, neste ano.

Segundo pesquisadores do Cepea, a pressão vem da demanda interna bastante enfraquecida, levando em consideração o atual momento econômico, o desemprego elevado e o consequente poder de compra fragilizado da maior parte da população brasileira. Além disso, os preços competitivos das principais carnes concorrentes, suína e avícola, reforçam a menor procura pela carne bovina.

Agentes de frigorificos consultados pelo Cepea afirmam ter dificuldades para vender a carne nos patamares atuais. Desta forma, os frigorificos habilitados a exportar acabam tendo as vendas internacionais, que se encontram com demandas mais aquecidas, como forma de escoar o estoque.  As que trabalham exclusivamente com o mercado nacional, relatam estar com as margens apertadas.

 

Com informações do Cepea


Últimas Notícias