Áreas de café não devem receber chuvas nos próximos dias

Tempo firme favorece a secagem dos grãos de forma mais saudável

03/06/2021 às 08:28 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Estamos no início da colheita do café e os preços registraram alta no mês de maio. Segundo o Cepea, isso é um reflexo da expectativa para uma oferta mais justa, tendo em vista o clima desfavorável sobre as lavouras nacionais. 

No sul de Minas, os produtores esperam agora pelo sol, que vai auxiliar no processo de secagem dos grãos de café. Para os próximos cinco dias, a previsão é favorável, se houver chuva, ela será bem isolada e com acumulados baixos, incapazes de afetar as lavouras cafeeiras. 

Em contrapartida, uma outra cultura tem sofrido desvalorização devido à falta das precipitações. Segundo um boletim do IMEA, o algodão que foi plantado na segunda quinzena de fevereiro, foi prejudicado pelas baixas precipitações que afetaram as regiões produtoras. 

Com exceção do Mato Grosso, grande parte da região Centro-Oeste está com baixa umidade no solo, e para os próximos dias a situação não melhora. O tempo seco deve ganhar intensidade, já que a chuva não deve retornar à região, o que afeta as culturas e também aumenta o risco para queimadas.

O país lidera o ranking de incêndios na América do Sul nestes primeiros meses do ano.

De maneira geral, para esta quinta-feira (03), a previsão é de tempo seco desde o Rio Grande do Sul até o Nordeste. Chuvas isoladas podem acontecer na metade sul do estado gaúcho, além do litoral nordestino que pode receber pancadas entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, por conta da entrada de umidade do oceano.

As precipitações também podem chegar ao Norte brasileiro, especialmente, entre o Amapá e Pará, devido às instabilidades tropicais.

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias