Aneel aciona bandeira vermelha 2 para o mês de junho

Medida foi tomada devido ao cenário de poucas chuvas

31/05/2021 às 11:36 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última sexta-feira (28), que a bandeira tarifária da energia elétrica em junho será vermelha, patamar 2, o que representa custo de R$ 6,243 para cada 100kWh consumidos.

Segundo a Aneel, maio foi o primeiro mês da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN), registrando condições hidrológicas desfavoráveis. 

Junho iniciará com os principais reservatórios do SIN em níveis mais baixos para essa época do ano, o que aponta para um horizonte com reduzida geração hidrelétrica e aumento da produção das termelétricas. 

Essa conjuntura pressiona os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD), levando à necessidade de acionamento do patamar 2 da Bandeira Vermelha. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

Sistema de bandeiras
O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

 

 

Informações por Aneel


Últimas Notícias